O que é o Mármore?

O mármore é uma rocha metamórfica, formada principalmente de carbonato de cálcio e mais alguns outros componentes, que em diferentes combinações formam as diferentes cores e texturas para o mármore. Por isso que cada mármore é diferente um do outro.

A instalação do mármore deve ser muito bem planejada, pois algumas argamassas, formas de assentamentos e rejunte podem prejudicar o material. Estas características mudam de pedra para pedra, e devem sempre ser consultadas antes de uma aplicação para que o resultado fique como o desejado.

Os cuidados com a limpeza são, principalmente evitar deixar resíduos (pasta de dente, sabonete) por muito tempo porque mancha, na limpeza do mármore evite qualquer produto abrasivo. A limpeza do mármore pode ser feita com água e com um pouco de detergente neutro ou saponáceo, aplicada com esponja (lado macio) ou pano branco.





Durabilidade do brilho: A durabilidade do brilho ou as características naturais da pedra dependem muito do desgaste físico devido ao atrito e utilização. Para amenizar o desgaste devido a abrasão promovida pelo tráfego exercido sobre o piso, recomenda-se a utilização de capachos ou tapetes nas entradas para retirada das partículas sólidas (grãos de areia) grudadas no sapato.


Mármore: Industrializado ou Natural

O Mármore industrializado são constituídos de pedriscos prensados com resina. Ele é mais resistente que o mármore natural por ser menos poroso, diminuindo a chance de infiltração de líquidos, porém também há suas restrições, como por exemplo não são aconselhados para ambientes como cozinhas e áreas externas. Possuem as opções nas cores lisas uniformes e também com veios.

Já os naturais comparados aos sintéticos são mais resistentes à abrasão. As cores nem sempre uniformes e podem acompanhar os veios. Apresentam uma grande diversidade de cores, são sensíveis a alimentos ácidos e produtos de limpeza, também são encontrados em diversas medidas de Chapas.



Onde usar o Mármore

O mármore traz muita elegância e charme para seu ambiente!

A dica para os ambientes e interiores é utilizar o mármore em cores que harmonizem com o projeto do mobiliário, e buscar tomar partido da exploração da expressividade do próprio material. O seu uso ideal é para revestimentos de pisos e escadas (áreas internas), soleiras e peitoris (áreas internas sem exposição ao tempo), lavatórios, bordas de banheira, revestimento para lareiras, rodapés, mesas e revestimento de paredes internas.





Clássico, mas com Restrições

O mármore é um material mais clássico e pode servir de objeto de decoração e destaque em um ambiente. São ideais para piso de salas, halls de entrada de residências, lavabos e banheiros. Mas há algumas restrições. Não deve, por exemplo, ser usado na cozinha, pois sua porosidade faz absorver substâncias com facilidade.





Vantagem nos projetos

Dependendo do material escolhido e do projeto estabelecido pelo arquiteto ou decorador, cria-se ambientes interessantes e harmoniosos.

Uma das grandes vantagens de utilizar mármore é que duram para sempre, se aplicados nos locais indicados e bem conservados, o que é bastante fácil.



Características

Entre suas características, estão a facilidade de limpeza (limpar com sabão neutro ou saponáceo e um pano úmido), boa resistência à abrasão, choques, riscos, e claro, a variedade de cores, beleza e o brilho naturais do material.

A escolha pelo mármore garante um ar de sofisticação, nobreza e muita beleza aos ambientes. Com certeza uma ótima opção para especificar para o seu cliente, ou escolher para o seu lar!

Cores do Site

escolha sua cor